Voip


   

Telefonia Voip (Voz sobre IP)

VOCÊ FICA NERVOSO QUANDO RECEBE A CONTA DE TELEFONE? VEJA A ÚNICA SOLUÇÃO PARA REDUZIR ESSES GASTOS.

Quando você faz uma chamada Voip, sua voz é convertida em dados e transmitida pela internet

Essa tecnologia foi inicialmente desenvolvida na década de 1970, mas demorou quase 20 anos para evoluir de uma simples novidade, para um serviço doméstico e empresarial. Agora, essa tecnologia é utilizada por centenas de milhares de pessoas todos os dias. Desde que apareceu pela primeira vez em meados de 1990, Voip (Voice over Internet Protocol ou Voz sobre IP) tem sido utilizada por um número crescente de pessoas e empresas. Fazendo uso da internet, o custo das ligações é significativamente inferior ao cobrado pelas empresas de telefonia convencionais. Cada pacote é rotulado com o seu endereço de destino (a pessoa que você está chamando) e move-se através da Internet, da mesma forma como páginas da web e downloads de arquivos. Quando chega ao seu destino, os pacotes são reagrupados e convertidos novamente em ondas sonoras. Quando você tem este processo acontecendo simultaneamente em duas direções, você tem uma chamada telefônica.

O VoIP funciona assim:
  • Cada pessoa envolvida na chamada instala o programa em seu computador.
  • É necessário microfone e fones de ouvido (ou caixas de som). O fone de ouvido é melhor para evitar ecos e microfonia.
  • Ambos precisam de ter internet com uma velocidade satistatória, que depende do serviço VoIP utilizado. Conexões a partir de 512Kbps ou até menos já tornam possível utilizar o VoIP.
  • Com o programa instalado um dos lados faz uma chamada para iniciar a conversa, com em um sistema de chat, porém por voz.
É bem simples e há várias empresas no mercado oferencendo tal tecnologia com preços muitos mais competitivos que as operadoras de telefonia. Mas não se iluda e sempre procure testar bem os serviços na sua conexão de internet e de seus principais contatos para ter certeza de que o funcionamento será adequado. As empresas de telefone convencional certamente não tem interesse em ver o VoIP funcionando e muitas destas empresas também oferecem serviço de internet banda larga e isto pode gerar algum conflito ou problemas “técnicos” na utilização do VoIP. Teste sempre antes de comprar. O que deve ficar claro é que, para conversar entre dois computadores com internet você nunca deve pagar nada além da sua conta de internet padrão. O mesmo vale para smartphones que permitem a instalação de programas com o Skype ou Google Voice. Falar através da internet é gratuito. O que gera um custo é ter que ligar ou receber ligação em telefones comuns, fixos ou móveis da rede de telefonia, mesmo que a origem ou destino seja a internet. Se tem a rede de telefonia no meio não tem como ser gratuito e haverá alguma tarifa para completar a chamada.